Alternativa 104

Candiba Bahia
0:14
  • cover
    Alternativa 104

Aniversário de Foz terá show do Almir Sater na Praça da Paz | Agora Todos Cuidam de Todos

 Aniversário de Foz terá show do Almir Sater na Praça da Paz | Agora Todos Cuidam de Todos


Os 108 anos de Foz do Iguaçu, celebrados no dia 10 de junho, serão comemorados com uma ampla programação que está sendo organizada pela Prefeitura de Foz do Iguaçu em conjunto com a Fundação Cultural. Uma das atrações já confirmadas é o cantor Almir Sater, que tocará clássicos de sua carreira no dia do aniversário da cidade, na Praça da Paz.

Almir Sater apresenta clássicos de sua carreira no palco da Praça da Paz no dia 10 de junho. — Foto: Divulgação

A festa na Praça da Paz terá também gastronomia e artesanato, com a participação de entidades filantrópicas locais, e vai do dia 10 ao dia 12 de junho. Além disso, os artistas locais – dos mais diversos estilos – se apresentam no palco, no sábado e no domingo, em comemoração ao aniversário do município.

O diretor presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, explica que, este ano, a programação de aniversário da cidade teve o orçamento reduzido, em função dos gastos com a pandemia da covid-19 e da diminuição dos royalties recebidos pelo município da Itaipu Binacional – devido à baixa do dólar e à crise hídrica.

“Este ano, precisamos diminuir os custos, mas não poderíamos deixar de oferecer à população um evento de aniversário da cidade e, principalmente, de dar espaço às entidades filantrópicas, aos feirantes e aos artistas locais, que são os principais beneficiados com o evento”, explica Juca.

A Avenida Pedro Basso, considerada uma das mais bonitas da cidade, será o local do desfile cívico-militar em comemoração aos 108 anos de Foz. O evento, que terá início às 8 horas, deve reunir mais de 10 mil pessoas, entre público e participantes.

O novo local, conforme explicou o diretor de cerimonial da prefeitura, André Guedes, vai garantir maior conforto e segurança aos moradores. “A pedido do prefeito Chico Brasileiro, estamos desde 2018 analisando novas áreas para o desfile e essa região, por ser mais tranquila e com menor fluxo menor em comparação com a Avenida Paraná, poderá receber toda a estrutura necessária, com palanque de autoridades, arquibancadas, banheiros químicos e um espaço maior para a concentração das entidades e escolas”, explicou.

Com a pandemia, não foi possível realizar o desfile em 2020 e 2021 e, para este ano, com a retomada deste evento tão importante, novas celebrações e homenagens estão sendo organizadas. “Além das escolas que vão abordar a história de Foz do Iguaçu, seus atrativos turísticos e as diferentes etnias que vivem na cidade, estamos programando uma homenagem aos profissionais da saúde que atuaram durante a pandemia da covid-19”, adiantou Guedes.

Participarão do desfile escolas públicas e privadas, sendo 29 instituições do município (entre escolas e Cmeis), além de entidades assistenciais, como a Guarda Mirim, clubes de Rotary, associações e as secretarias da Educação, Esporte e Lazer e Saúde. Haverá também a participação das forças de segurança, como Guarda Municipal, Policias Militar, Civil e Federal, Corpo de Bombeiros, Marinha, Exército e Aeronáutica. A concentração das agremiações será em frente ao Fórum de Justiça.

A Fundação Cultural está fazendo uma programação para todo o mês de junho, englobando, além do aniversário de Foz, a Semana do Migrante e a Celebração do Padroeiro da cidade.

A programação do aniversário da cidade completa será divulgada em breve nos canais oficiais da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Fundação Cultural.



Fonte G1