Alternativa 104

Candiba Bahia
0:14
  • cover
    Alternativa 104

Festival Brasil Sabor no AP reúne grande público em busca de pratos inéditos, artesanatos e orgânicos | Amapá

 Festival Brasil Sabor no AP reúne grande público em busca de pratos inéditos, artesanatos e orgânicos | Amapá


O 1º dia da 16ª edição do Festival Brasil Sabor no Amapá, nesta sexta-feira (27) reuniu um grande público que buscou as 30 opções de degustações gastronômicas disponíveis no cardápio, entre pratos regionais, hambúgueres, pizzas e afins, todos no valor de R$ 20. O evento segue até domingo (20), na sede do Sebrae, em Macapá.

Nesta edição do festival, o g1 quer saber do público qual foi o prato que ele mais curtiu no evento. Uma enquete recebe votos até domingo (29) à noite. O resultado será divulgado na segunda-feira (30).

Chef Monique Valente exibe prato inédito comercializado no festival — Foto: Laura Machado/g1

Proprietária de uma pizzaria artesanal, a chef Monique Valente participou da edição anterior do evento, que aconteceu no formato delivery por conta da pandemia da Covid-19, e os resultados levaram ela a voltar a participar do festival.

“Nós inauguramos no meio da pandemia, então essa é a primeira vez que participamos do evento de forma presencial. Estamos muito empolgados e pretendemos participar outras vezes também. É uma oportunidade muito grande de mostrar nosso negócio”, afirmou Monique.

16ª edição do Festival Brasil Sabor no Amapá — Foto: Laura Machado/g1

Outra chef que também espera crescer mais com as criações gastronômicas é Lene Ferreira. A cozinheira chegou ao evento com uma opção de panqueca e espera conquistar cada vez mais pessoas ‘pelo estômago’.

“Dá um pouco de nervosismo, mas é muito bom. Nós viemos colocar para ‘arrochar’ com a nossa criação [risos]. Está sendo incrível poder participar, dá um frio na barriga, mas isso também faz parte”, revelou.

A expectativa não foi só para os inscritos no evento, já que o o público também compareceu com fome para experimentar os pratos típicos desta edição.

Mariana (de rosa) e as amigas participam de festivais todos os anos — Foto: Laura Machado/g1

A engenheira de alimentos Mariana Avelar é uma frequentadora fiel dos festivais de gastronomia. Na companhia das amigas, ela conta que aprovou as opções que degustou nesta sexta-feira. Um deles foi o “Arroz Caboclo”, um arroz de frutos do rio enriquecido com ervas e frutos da floresta amazônica, produção da chef Clara Campos Gato.

“Eu venho todos os anos, e pelo que já comi até agora, esta edição não deixou nada a desejar para as edições anteriores. Até agora é nota 10!”, comemorou.

Produtos orgânicos de criadores do campo — Foto: Laura Machado/g1

Além de conferir presencialmente e no paladar os pratos produzidos para o festival, o público também pode conferir o guia gastronômico digital disponibilizado pela organização, com receitas da maioria das iguarias oferecidas.

Os pratos inéditos são somente uma parte das atrações do evento, que também reúne produtos artesanais e do campo. É possível não somente conhecer o que é produzido no estado, como também adquirir os itens, que vão desde as louças para alimentação e decoração, até verduras e frutas.

Oficina fez a alegria das crianças inscritas na atividade — Foto: Laura Machado/g1

A oficina de gastronomia voltada para o público infantil é outra atração do evento (saiba como realizar a inscrição). As crianças inscritas puderam preparar nesta sexta-feira os próprios cupcakes, com aprendizagem de uma forma divertida, feita por uma chef profissional.

Liely Andrade, de 42 anos, inscreveu a filha para socializar com outras crianças e também aprender um pouco mais do universo gastronômico.

“É uma oportunidade de interagir com outras crianças e também de se aproximar da culinária. Ela amou e nós também. Vimos na televisão e quisemos trazer ela para participar”, comentou a mãe.

Oficina infantil acontece em todos os dias do evento — Foto: Laura Machado/g1

O Festival Brasil Sabor é organizado pela Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) do Amapá e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), com apoio Governo do Estado do Amapá (GEA) e da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM).

VÍDEOS com as notícias do Amapá:



Fonte G1