Alternativa 104

Candiba Bahia
0:14
  • cover
    Alternativa 104

Dinheiro esquecido em bancos pode ser sacado por quem está fora?

 Dinheiro esquecido em bancos pode ser sacado por quem está fora?


Dinheiro esquecido em bancos pode ser sacado por quem está fora? Brasileiros que moram no exterior também podem consultar o Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC) e solicitar o resgate do “dinheiro esquecido” em contas bancárias. Segundo informações do BC, todo cidadão que tem valor a receber tem direito ao resgate.

O site valoresareceber.bcb.gov.br pode ser consultado por qualquer pessoa, independentemente do local de moradia. Basta que seja utilizado o CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de criação da empresa.

Assim como nos demais casos, será necessário ter o login Gov.br nível ouro ou prata para agendamento de resgate. E é possível receber os valores mesmo nos casos em que o residente no exterior não tem mais conta ativa no Brasil.

Tire suas dúvidas

Um brasileiro que mora no exterior tem direito ao resgate do ‘valor esquecido’?

Segundo o BC, todo cidadão que tem valor a receber tem direito ao resgate. O dinheiro será depositado em qualquer conta no Brasil com chave Pix cadastrada.

E se o titular não tiver chave Pix?

A forma de resgate será definida pela instituição depositária do valor a receber.

Se a pessoa não mora mais no Brasil, ela consegue solicitar o resgate remotamente?

O resgate poderá ser solicitado pelo Sistema de Valores a Receber, mediante o uso da conta Gov.br nível prata ou ouro, na data indicada no momento da consulta.

Caso a pessoa não tenha mais conta ativa no Brasil, como proceder?

Não possuindo conta, o residente no exterior deve contatar a instituição financeira e combinar uma forma alternativa.

Veja como consultar o site do BC

  • Acesse o site do Banco Central
  • No caso de pessoa física, informe CPF e data de nascimento;
  • No caso de empresas, informe CNPJ e data de abertura;
  • Em caso de valores a receber, o sistema informará uma data de retorno ao site para que seja solicitado o resgate do saldo existente;
  • Anote a data e o horário agendados;
  • No dia agendado, acesse o site do BC e use seu login do portal Gov.br para solicitar o resgate

Calendário para resgate do dinheiro

  • Quem nasceu antes de 1968 ou abriu a empresa antes desse ano, terá uma janela de 7/3 a 11/3 para consultar e solicitar o resgate dos recursos. A data de repescagem é 12/3.
  • Quem nasceu entre 1968 e 1983 ou abriu empresa neste período, terá uma janela de 14/3 a 18/3. A data de respescagem é 19/3.
  • Quem nasceu após 1983 ou abriu empresa após esse ano, terá uma janela de 21/3 a 25/3. A data de respecagem é 26/3.

E se eu perder o agendamento?

  • Se você perdeu a data do agendamento, basta entrar novamente no site valoresareceber.bcb.gov.br e solicitar novo acesso. O sistema vai informar nova data para o retorno.
  • Haverá ainda uma data para repescagem de acordo com a data do nascimento, como acontece com a vacinação contra a Covid.
  • Se você também perder seu sábado de repescagem, poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28/03/2022.
  • Se você não consultar ou solicitar o resgate do saldo existente em todas essas datas, não se preocupe, pois isso não afeta seu direito sobre os recursos a devolver. Eles são seus e continuarão guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando até que você solicite o resgate. Fonte: Extra Globo









Fonte: R7