Alternativa 104

Candiba Bahia
0:14
  • cover
    Alternativa 104

‘Exército vai nos ajudar para qualquer tipo de ocorrência’, diz Paulo Câmara sobre previsão de mais chuvas em Pernambuco | Pernambuco

 ‘Exército vai nos ajudar para qualquer tipo de ocorrência’, diz Paulo Câmara sobre previsão de mais chuvas em Pernambuco | Pernambuco


O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), disse que as Forças Armadas colocaram equipes à disposição para ajudar no auxílio às vítimas das fortes chuvas que atingem o Grande Recife (veja vídeo acima). Foram dezenas de mortos neste sábado (28) e, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), há previsão de mais chuva no domingo (29).

De acordo com o governo do estado, o número de desabrigados por causa das enchentes e deslizamentos de barreiras é de ao menos 1.026.

“Todo o efetivo foi empregado ao longo do dia e agora nós vamos reforçar isso. Vamos ter o apoio agora das Forças Armadas, o Exército vai nos ajudar para qualquer tipo de ocorrência. Também estamos chamando concursados, antecipamos a nomeação de 92 bombeiros militares, que a partir de amanhã vão se integrar às forças operativas e estamos acompanhando”, afirmou Paulo Câmara.

Deslizamento de barreiras causou mortes e muito transtorno no Bairro dos Estados, em Camaragibe — Foto: PEDRO DE PAULA/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

O governador disse, ainda, que é necessário que pessoas em locais de risco saiam de casa e se abriguem nas casas de parentes ou procurem abrigos seguros, isso porque há previsão de chuvas no Grande Recife e Zona da Mata.

O estado e a prefeitura disponibilizaram abrigos para receber as famílias.

“É muito importante que as pessoas observem o nível das chuvas, dos rios, para quem mora perto dos rios e, caso tenham histórico de área de risco, é importante que procurem locais seguros, efetivamente, nas próximas horas. Até porque a Apac divulgou que as próximas horas é que são horas mais graves”, disse o governador.

Três helicópteros da Secretaria de Defesa Social, além de embarcações e veículos pesados participaram de salvamentos no Grande Recife.

Famílias em áreas de risco procuram abrigos, no Recife, por causa da chuva

Famílias em áreas de risco procuram abrigos, no Recife, por causa da chuva

Mais cedo, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), pediu que famílias que moram em áreas de risco procurem abrigo. Na capital, esse número chega a 32 mil. Ele disse que há pessoas desaparecidas por causa de incidentes com chuvas na capital pernambucana.

“Ainda há desaparecidos, nossas equipes estão atuando de maneira permanente, ficaremos 24 horas trabalhando. Inclusive, colocamos iluminação, um gerador, máquinas para que o trabalho seja feito de maneira ininterrupta”, disse (veja vídeo acima).

VÍDEOS: chuva provoca deslizamentos e enchentes no Grande Recife



Fonte G1