Alternativa 104

Candiba Bahia
0:14
  • cover
    Alternativa 104

Lentes de contato dental: Thiago Sartoretto esclarece mitos

 Lentes de contato dental: Thiago Sartoretto esclarece mitos


Presentes nos sorrisos de diversas celebridades, as lentes de contato dental têm enchido os consultórios dentários como nunca se viu. Isso porque o procedimento promete corrigir imperfeições dos dentes, promovendo um aspecto mais bonito quando se sorri.

No entanto, as lentes ainda suscitam muitas dúvidas, sobretudo em pais e mães de jovens interessados em melhorar a aparência da arcada dentária.
Desse modo, circulam na internet diversos mitos a respeito do procedimento – em geral, no sentido de que as lentes danificam os dentes ou geram enfermidades.




Foto: Divulgação

Por isso, conversamos com o dentista Thiago Sartoretto, especialista no procedimento, para esclarecer algumas dúvidas. O profissional, inclusive, já atendeu famosos como Anitta, Bruna Marquezine e Lucas Lucco.

Confira, a seguir, as explicações do dentista sobre alguns dos mitos atribuídos às lentes de contato dental.

Danificam os dentes

“Não é verdade. Aliás, são muito usadas justamente para reparar pequenas fraturas e desgastes, além de corrigir superfícies irregulares”. Thiago explica que atualmente os métodos modernos visam preservar a estrutura dos dentes.

Afastam os dentes uns dos outros

“Também é mito. As lentes, na verdade, podem ser usadas para corrigir o espaçamento, pois conseguem aumentar a largura ou a altura dos dentes”, afirma.

Causam ou pioram casos de bruxismo

“O bruxismo é um problema caracterizado pelo ranger dos dentes. No entanto, as lentes de contato dental nada têm a ver com essa desordem funcional. Pelo contrário, podem ser usadas para corrigir o desgaste dental, mas é importante que paciente use placa de mordida”, ressalta.

Exigem mudança na alimentação

“Com as lentes de contato dental, o paciente pode se alimentar normalmente. Não há nenhum alimento contraindicado só porque o indivíduo se submeteu ao procedimento. Além disso, diferentemente dos dentes, as lentes não pigmentam com bebidas escuras”, explica Thiago.

Paciente precisa mudar a higienização bucal

“Com ou sem lente, os cuidados de higiene bucal são os mesmos. A recomendação é escovar os dentes após as refeições e usar fio dental. A única coisa é que o paciente precisa visitar o dentista regulamentar para fazer revisões, mas, no dia a dia, nada muda”, conta.



Fonte: Terra