Alternativa 104

Candiba Bahia
0:14
  • cover
    Alternativa 104

Mais de 2 mil quelônios são soltos em área de preservação no PA | Pará

 Mais de 2 mil quelônios são soltos em área de preservação no PA | Pará


Ao menos 2,5 mil quelônios foram soltos em uma Área de Proteção Ambiental (APA) do Araguaia na cidade de São Geraldo do Araguaia, sudeste do Pará.

Ribeirinhos e estudantes acompanharam a soltura de 2 mil tartarugas-da-Amazônia e 500 tracajás em três diferentes comunidades na área da Apa na sexta-feira (27).

A ação foi divulgada neste sábado (28) pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), que soltou os animais em parceria com o Instituto Ambiental Xambioá do Tocantins (IAX).

Todos os quelônios tiveram o nascimento acompanhando por técnicos do Ideflor, que atua com manejo e monitoramento do período reprodutivo dessa espécie para proteção dela, detalha o biólogo do Ideflor-Bio, Wagner Bastos.

“Acompanhamos todo o processo desde a postura dos ovos, eclosão, monitoramento dos filhotes, que são levados até o berçário, onde permanecem até atingirem o tamanho e peso ideais para que, posteriormente, sejam soltos”, disse o biólogo.

Segundo a gerente da Região Administrativa do Araguaia (GRA), Laís Mercedes, a comunidade foi envolvida na soltura para sensibilização da importância da preservação ambiental. Houve também palestras aos moradores da região.

“Nossa missão é garantir o período reprodutivo das espécies”, disse a gerente regional do Ideflor.

Quelônios antes da soltura em São Geraldo do Araguaia por técnicos ambientais e participação de moradores — Foto: Ideflor-bio/Reprodução

VÍDEOS com informações sobre o Pará

Veja outras notícias do estado no g1 Pará



Fonte G1