Alternativa 104

Candiba Bahia
0:14
  • cover
    Alternativa 104

Mais de 290 mil paranaenses ainda não declararam o Imposto de Renda; prazo termina na terça (31) | Paraná

 Mais de 290 mil paranaenses ainda não declararam o Imposto de Renda; prazo termina na terça (31) | Paraná


O prazo para declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física termina na próxima terça-feira (31) e, três dias antes do fim do prazo, cerca de 290 mil paranaenses ainda não apresentaram a documentação.

O balanço da Receita Federal é deste sábado (28) e indica que 13% do total de 2,22 milhões de declarações previstas no estado ainda não foram entregues.

Com o prazo terminando, contadores estão em cima dos clientes para que apresentem as documentações necessárias. Veja no vídeo acima.

— Foto: Divulgação

É obrigado a declarar o IRPF quem recebeu em 2021 mais de R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis. Universidades do Paraná oferecem auxílio gratuito para preenchimento da declaração. Confira aqui.

Rodrigo Sais é auditor da Receita Federal e relembra do risco de deixar para entregar a declaração na última hora.

“Chega no último dia, acaba a internet da sua casa, tem algum problema, cai a luz, ou alguma sobrecarga no site. Então é melhor de repente aproveitar o fim de semana do que deixar para o último dia mesmo”.

Quem não declarar o imposto no prazo paga multa de pelo menos R$ 165,74, podendo chegar a 20% do valor do imposto devido.

Caso o contribuinte sinta falta de alguma documentação durante o preenchimento, a Receita recomenda a entregar a declaração mesmo incompleta e, na sequência, fazer a retificação.

VÍDEOS: os mais assistidos do g1 PR



Fonte G1