Alternativa 104

Candiba Bahia
0:14
  • cover
    Alternativa 104

México confirma primeiro caso de varíola do macaco no país – Notícias

 México confirma primeiro caso de varíola do macaco no país – Notícias



Hugo López-Gatell, secretário de prevenção e promoção da saúde do México, anunciou neste sábado (28) o primeiro caso confirmado de varíola do macaco. O paicente é um homem de 50 anos, que está internado na Cidade do México.


De acordo com o secretário, o homem é residente permanente de Nova York, nos Estados Unidos, e, provavelmente, foi infectado na Holanda. Pelo Twitter, Gatell ainda informou que o indivíduo está estável e em isolamento preventivo. “Esperamos que se recupere sem complicações”, publicou.








Ainda na rede social, o integrante do governo mexicano fez um alerta para a população, de que a varíola do macaca é transmitida “de pessoa para pessoa, por contato direto”. “Não se propaga pelo ar, água ou alimentos. A eficiência do contágio é baixa, por isso, geralmente, ocasionam casos isolados ou pequenos surtos, não epidemias generalizadas”, indicou.



De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), até o dia 21 de maio, foram registrados 92 casos de varíola do macaco em todo planeta. Os casos está concentrados na Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, Espanha, França, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido e Suécia. “Estes casos estão fora dos países africanos onde esta doença é endêmica, e onde foram detectados mais de 1,3 mil casos”, indicou a secretaria de Prevenção e Promoção da Saúde. 






Fonte: R7