Alternativa 104

Candiba Bahia
0:14
  • cover
    Alternativa 104

O guia completo de como cultivar ficus-lira

 O guia completo de como cultivar ficus-lira





-

Foto: Letícia Almeida/the spruce / Casa.com

A ficus-lira ( Ficus lyrata) é uma árvore popular de interior com folhas grandes, fortemente nervuradas e claras que crescem eretas em um tronco. A planta fica perfeita como ponto focal de um cômodo se você puder situá-la em um vaso de chão em que a planta possa crescer até pelo menos 1,8 metros de altura, embora a maioria das espécies internas atinja cerca de 3 metros.

Trata-se de um produtor bastante rápido que pode ser envasado em qualquer momento do ano. Tenha em mente, contudo, que esta linda planta é tóxica para cães e gatos. Então, se você tiver um pet, evite cultivá-la em casa.

  • Nome comum: Ficus-lira
  • Nome botânico: Ficus lyrata
  • Família: Moraceae
  • Tipo de planta: Folha larga perene
  • Tamanho adulto: 15 metros de altura (ao ar livre), 3 metris de altura (dentro de casa)
  • Exposição ao sol: Sombra parcial
  • Tipo de solo: Argiloso, umidade média, bem drenado
  • pH do solo: de 6 a 7
  • Época de florescimento: Raramente brota fora de sua área nativa
  • Área nativa: África ocidental tropical
  • Toxicidade: Tóxica para cães e gatos

Cuidados com a ficus-lira



-

Foto: Beazy/Unsplash / Casa.com

Essas plantas são nativas de partes tropicais da África, onde prosperam em condições muito quentes e úmidas. Isso as torna um pouco desafiadoras para o produtor doméstico, que provavelmente terá problemas em duplicar essas condições úmidas.

No entanto, são plantas relativamente resistentes que podem suportar um ambiente menos ideal por um tempo bastante longo.

As ficus-lira não são plantas especialmente exigentes, desde que você consiga obter as condições de crescimento corretas. Quando cultivada como planta de interior, esteja preparada para girá-la a cada poucos dias para que uma parte diferente fique voltada para a fonte de luz solar. Dessa forma, ela crescerá uniformemente, em vez de se inclinar para a luz.



-

Foto: Beazy/Unsplash / Casa.com

Além disso, a cada semana ou duas limpe as folhas com um pano úmido. Isso não apenas faz com que as folhas pareçam mais brilhantes e atraentes, mas também permite que mais luz solar atinja as folhas para a fotossíntese.

Além disso, você pode cortar as folhas danificadas ou mortas à medida que elas surgirem, pois elas não beneficiam mais a planta. E se desejar, você pode podar o topo do caule principal para um hábito de crescimento mais denso.

Luz

A ficus-lira exige luz forte e filtrada para crescer e ter a melhor aparência. A luz solar direta pode queimar as suas folhas, especialmente a exposição ao sol quente da tarde. Além disso, as plantas que são mantidas em condições de pouca luz não crescem rapidamente.

Solo

Qualquer mistura para vasos de plantas de interior de qualidade deve ser adequada para uma ficus-lira. Certifique-se de que o solo drena bem.

Água



-

Foto: Skylar Kang/Pexels / Casa.com

A ficus-lira gosta de uma quantidade moderada de umidade no solo. Se a planta não receber água suficiente, as suas folhas murcharão e perderão sua cor verde brilhante. E se receber muita água, a planta pode deixar cair as folhas e sofrer com a podridão das raízes, o que pode matá-la.

Durante a estação de crescimento (da primavera ao outono), regue a planta quando a parte superior do solo estiver seca. Durante os meses de inverno, regue um pouco menos.

Além disso, essas plantas são sensíveis a altos níveis de sal no solo. Portanto, é ideal lavá-lo até que a água saia pelo fundo do vaso pelo menos uma vez por mês. Isso ajuda a evitar o acúmulo de sal.

Temperatura e umidade



-

Foto: Anna Nekrashevich/Pexels / Casa.com

A ficus-lira não gosta de flutuações extremas de temperatura. Um ambiente que está entre 15 e 30 graus Celsius normalmente é bom, embora você deva posicionar a planta longe de áreas com correntes de ar, bem como ar-condicionado e aberturas de aquecimento, que podem causar mudanças repentinas de temperatura.

Opte por um nível de umidade entre 30 e 65%. Se você precisar suplementar a umidade, borrife a sua planta com água limpa diariamente. Ou você pode colocá-la em uma bandeja de pedrinhas cheia de água, desde que o fundo não toque na água. Além disso, a ficus-lira pode se beneficiar de estar em um espaço com um umidificador.

Fertilizante



-

Foto: Severin Candrian/Unsplash / Casa.com

Fertilize a planta durante toda a estação de crescimento com um alimento vegetal com alto teor de nitrogênio, seguindo as instruções do rótulo. Existem fertilizantes feitos especialmente para a espécie. Você geralmente não terá que alimentar sua planta durante o inverno.

Tipos de Ficus-lira

A espécie principal, Ficus lyrata, é a figueira mais comum que os jardineiros cultivam. Mas também existem várias cultivares disponíveis, incluindo:

  • Ficus lyrata ‘Bambino’: Esta é uma variedade anã que atinge apenas alguns metros de altura.
  • Ficus lyrata ‘Compacta’: Esta variedade pode atingir até 1,5 metro de altura e apresenta folhas menores e mais agrupadas do que as espécies principais.
  • Ficus lyrata ‘Variegata’: Esta é uma variedade incomum com folhas vistosas que são uma mistura de verde e creme.

Poda



-

Foto: Lachlan Ross/Pexels / Casa.com

Uma ficus-lira se beneficia de ter suas folhas podadas de vez em quando. Corte quaisquer folhas danificadas, crescimento excessivo ou ramos cruzados para deixar a planta respirar.

Faça cortes a cerca de 2,5 centímetros de distância do tronco para evitar danos. Se você estiver tirando uma folha marrom morta, puxe-a com muito cuidado antes de tentar cortá-la, pois ela pode sair sozinha.

Propagação da ficus-lira



-

Foto: Miska Sage/Unsplash / Casa.com

É fácil propagar a planta com estacas de caule e extremamente difícil de fazer com sementes. Trabalhar com um corte é praticamente à prova de falhas.

Use uma tesoura afiada para cortar um caule de cerca de 30 a 45 centímetros de comprimento com algumas folhas. Retire todas as folhas, exceto uma.

Coloque o vaso do corte em uma jarra ou vaso com água limpa em temperatura ambiente e coloque-o em um local quente com luz forte, mas indireta. Troque a água somente quando estiver turva.

Em algumas semanas, pequenas saliências brancas aparecerão na base do caule que está na água. Em algumas semanas depois disso, as raízes crescerão na água desses pontos.

Quando as raízes atingirem 2 a 5 centímetros de comprimento, plante o corte em um vaso de 1 galão cheio de terra para vasos e água até ficar úmido e continue a manter o solo úmido, mas não encharcado.

Envasamento da ficus-lira



-

Foto: Olesia Bahrii/Unsplash / Casa.com

Planeje replantar uma figueira jovem anualmente a cada primavera. Selecione um vaso resistente que seja aproximadamente 5 centímetros maior em diâmetro do que o existente. Solte suavemente a planta do vaso atual, levante-a enquanto apoia a base e coloque-a no novo vaso. Preencha os espaços ao redor da planta com a mistura de envasamento.

Quando a planta estiver madura, provavelmente será grande demais para replantar. Nesse caso, remova os primeiros centímetros do solo a cada primavera e substitua-o por solo fresco.

Além disso, se você estiver fazendo o trabalho de envasamento ao ar livre, faça-o quando a temperatura for de pelo menos 10 graus Celsius. Qualquer coisa mais fria pode causar muito estresse para a planta.

Pragas comuns e doenças de plantas



-

Foto: Corinne Bryson/the spruce / Casa.com

Essas plantas não têm problemas sérios de pragas ou doenças, mas podem ser propensas a ácaros, escamas e doenças bacterianas ou fúngicas. Com esses problemas, você pode notar danos nas folhas, como manchas escuras, bem como pequenos insetos nas folhas.

Trate o problema o mais rápido possível com um fungicida, pesticida ou outro remédio apropriado. E certifique-se de que sua planta tenha circulação de ar adequada e não esteja em condições excessivamente úmidas, o que pode ajudar a evitar problemas futuros.

Problemas comuns com a ficus-lira



-

Foto: Severin Candrian/Unsplash / Casa.com

Uma ficus-lira pode ser sensível ao seu ambiente e ao horário de rega, por isso, quando algo está estranho nela, você pode notar através do comportamento de suas folhas.

A planta pode desenvolver manchas nas folhas ou folhas caídas, às vezes em um ritmo rápido. Esteja atento aos primeiros sinais de aflição das folhas.

Folhas descoloridas



-

Foto: Sales SP/Reprodução / Casa.com

Se você vir manchas marrons claras ou branqueadas no topo das folhas, a planta pode estar recebendo muita luz solar direta. Isso é chamado de queimadura de folha.

No caso de uma ficus-lira, você pode podar a folha com tesouras afiadas e realocar sua planta longe de ficar perto dos raios diretos e fortes do sol.

Manchas marrons nas folhas

Se suas folhas verdes desenvolverem manchas marrons escuras ou bordas escurecidas, a planta pode estar sofrendo de podridão da raiz por ficar em muita água.

Verifique as raízes para ver se estão marrons e moles. Corte as folhas manchadas e corte delicadamente as partes moles das raízes. Replante e monitore sua rega para garantir que a planta não esteja sobrecarregada.

Manchas marrons também podem significar que a planta está passando por variações extremas de temperatura, portanto verifique se há pontos de correntes de ar ou unidades de aquecimento/resfriamento ou aberturas e mova a planta para um local consistentemente mais quente.

Folhas amareladas

Se as folhas de figueira mais novas estiverem amarelando, isso pode indicar um problema bacteriano. Pode ser tarde demais para salvar a planta. Mas tente cortar as folhas afetadas e replantar a planta em solo fresco.

Folhas caindo

Quando uma figueira perde suas folhas, geralmente é um sinal de que a planta está recebendo muita ou pouca água. Além disso, a planta pode ser exposta a mudanças extremas de temperatura, o que também pode fazer com que a planta deixe cair as folhas.

Afaste a planta de qualquer unidade de aquecimento ou ar condicionado, aberturas ou áreas com correntes de ar. Puxe a rega um pouco para que o solo nunca fique encharcado e apenas ligeiramente úmido.

Perguntas frequentes



-

Foto: Severin Candrian/Unsplash / Casa.com

A ficus-lira é fácil de cuidar?

Estas plantas podem ser exigentes às vezes, mas podem prosperar facilmente com condições e cuidados adequados. Elas precisam de calor, umidade, muito brilho, luz indireta, alguma luz direta e muita água. Mesmo que elas amem água, cuidado com o excesso.

Quão rápido a ficus-lira cresce?

Esta planta de casa pode crescer 60 centímetros por ano, atingindo cerca de 1,8 a 3 metros de altura.

Uma ficus-lira dará frutos?

Uma planta de figueira interna não produzirá frutos.

*Via The Spruce



Fonte: Terra