Alternativa 104

Candiba Bahia
0:14
  • cover
    Alternativa 104

Serviços de meteorologia esperam mais chuva forte para o Nordeste neste domingo – Notícias

 Serviços de meteorologia esperam mais chuva forte para o Nordeste neste domingo – Notícias



O estado de Pernambuco, que registrou neste sábado (28) ao menos 30 mortes por causa das chuvas, terá um domingo (29) com mais problemas, segundo os serviços de meteorologia. O tempo também deve castigar outras regiões do Nordeste: Alagoas e Paraíba, principalmente. 


O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta em seu site que as chuvas deste sábado devem superar os 100 milímetros nos três estados. No domingo, os maiores volumes esperados serão registrados nos litorais de Pernambuco e Alagoas.



O serviço de meteorologia Climatempo destaca que amanhã há condições para chuva no litoral e no interior de toda a faixa entre o Rio Grande do Norte e Sergipe, além do nordeste e leste da Bahia, Ceará, norte do Piauí e centro-norte e oeste do Maranhão.


“Porém, o alerta especial é para muita chuva neste domingo no litoral de Alagoas e de Pernambuco. As capitais Aracaju e Recife podem ter mais transtornos com a chuva”, destaca o Climatempo.


O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), órgão ligado ao governo federal, trazia desde o início de sábado o alerta de que o fim de semana seria pesado para os nordestinos.



“Considera-se alta a possibilidade de ocorrência de alagamentos e inundações urbanas nas mesorregiões da Mata Pernambucana, Metropolitana de Recife,  Leste Alagoano, devido aos acumulados de chuva nos últimos dias e à previsão de chuva com intensidade moderada”, diz o Cemaden em seu site, que faz ainda um aviso importante: “Ressalta-se que em caso de possíveis ocorrências, o impacto para a população pode ser além do nível alto.”


Sobre o risco de deslizamentos, como o verificado em Recife neste sábado, o Cemaden vê como alta a chance de movimentação de terra nas regiões metropolitanas de Recife e João Pessoa e nas matas pernambucana e paraibana por todo o fim de semana.



Fonte: R7