Alternativa 104

Candiba Bahia
0:14
  • cover
    Alternativa 104

Você conhece as infrações que não somam pontos na CNH?

 Você conhece as infrações que não somam pontos na CNH?


Os motoristas que cometem infrações no trânsito podem ser penalizados com multas e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O que muitos não sabem é que alguns erros no trânsito não necessariamente somam pontos. É o que acontece principalmente com as penalidades de cunho administrativo.

Leia mais: Proposta visa isentar motoristas de aplicativo para renovar CNH

As mudanças passaram a valer depois das alterações realizadas em abril do ano passado no Código de Trânsito Brasileiro. Os motoristas devem ficar atentos, já que acumular pontos na CNH pode suspender a autorização por dirigir em até um ano. Sobe para dois em casos de reincidência.

Pontos na CNH

Atualmente o limite máximo de pontuação para a perda da CNH é de 40 pontos, mas esses números cai para 30 com uma infração gravíssima ou para 20, caso tenha duas ou mais infrações dessa natureza.

O detalhe interessante é que alguns erros no trânsito não somam pontos na CNH. Esse é o caso dos condutores que não cometeram infrações nos últimos 12 meses. Assim, se eles forem pegos em infrações leves ou médias, não perderão pontos na carteira. A multa se torna uma advertência nessas situações.

Apesar de ser um erro muito grave e comum a alguns motoristas infratores, o fato de dirigir embriagado não soma mais pontos na habilitação, por outro lado, a carteira pode ser suspensa automaticamente.

Outra infração que não soma pontos tem relação com as multas que envolvem os passageiros. Isso quer dizer que, se uma pessoa deixa de usar o cinto de segurança, o condutor até paga uma multa, mas não tem pontos adicionados à carteira.

O mesmo vale para quem dirige sem os documentos, seja a CNH ou o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV); porém, o veículo fica retido e o condutor é multado. Para consultar o número de pontos na carteira, o motorista pode acessar o site do Detran do estado onde mora ou baixar o aplicativo CNH Digital.



Fonte: R7