Estudante de 11 anos mobiliza corrente solidária para ajudar família que passava fome na Grande BH | Minas Gerais

O drama do menino Miguel Barros, de 11 anos, que pediu ajuda à Polícia Militar por estar com fome, revelou uma corrente de solidariedade na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O estudante Pietro dos Reis, também de 11 anos, mobilizou uma rede de apoio com a turma da escola para arrecadar doações para Miguel. O caso foi repercutiu nas redes sociais nesta quinta-feira (4).
O garoto não conhecia a família que passava por necessidades, mas usou um aplicativo de mensagens para organizar os itens que seriam doados: achocolatado, biscoito, refrigerante, iogurtes, ovos e caixa de bombons, por exemplo. O grupo era formado por colegas da escola e de professores, mas acabou formando uma corrente solidária, envolvendo os pais de cada um.
A mãe foi influenciada pelo filho, que viu a história do Miguel na televisão. Daniela Brito também reuniu os colegas do trabalho e construiu mais elos nessa corrente. Os dois se preparam, agora, para levar todo o material até Santa Luzia.
Com 1,3 milhão de famílias vivendo na extrema pobreza em Minas Gerais, segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), a situação vivenciada por Miguel, a mãe Célia Barros, e os cinco irmãos é só um pequeno exemplo do pedido de socorro feito por outros milhares de mineiros.
Na casa da Célia, o sentimento é de gratidão. A família já ganhou o que nem imaginava. Mas também precisa de suporte para que não passe por dificuldade novamente. Por isso, uma instituição deve fazer o acompanhamento assistencial por meio do programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc).
O programa Mesa Brasil atende a mais de 200 mil famílias em situação de vulnerabilidade na Grande Belo Horizonte. Os beneficiários precisam estar ligados a uma instituição parceira. Por meio dessa interação, os alimentos doados a essas instituições chegam até quem precisa.
O Mesa Brasil é voltado para famílias cuja renda seja de até três salários mínimos – R$ 3.636 – independentemente da área de atuação. O programa oferece atividades gratuitas nas áreas de esporte, aulas de dança, música, atendimento à saúde e escolas.
Boa parte dos serviços são oferecidos nas unidades do Sesc. Para descobrir a unidade mais próxima, basta clicar neste link.
Mesa Brasil Sesc
Telefone: 3888-3030
Endereço: Avenida do Contorno 525, Centro – Belo Horizonte – MG
e-mail: [email protected]