Alternativa 104

Candiba Bahia
0:14
  • cover
    Alternativa 104

Simony opta por touca capilar para evitar perda de cabelo durante quimioterapia; entenda

 Simony opta por touca capilar para evitar perda de cabelo durante quimioterapia; entenda





Simony usa touca para evitar perda de cabelo durante quimioterapia

Simony usa touca para evitar perda de cabelo durante quimioterapia

Foto: Reprodução/Instagram

A cantora Simony revelou aos seus fãs que está com um câncer no intestino e, em seguida, já mostrou detalhes da primeira sessão de quimioterapia. Em um vídeo publicado nos stories, ela usa uma touca gelada para evitar a queda de cabelo durante o tratamento.

“Ajuda 50% de não cair o cabelo, vai ajudar muito. É congelado, gente”, disse a cantora. O aparelho, que chamou a atenção dos fãs, ajuda na prevenção da queda de cabelo reduzindo o tamanho dos vasos sanguíneos na cabeça, mas não funciona em todos os casos.

 

Como funciona a touca gelada?

A touca capilar térmica é um aparelho usado por pacientes que precisam passar por sessões de quimioterapia, mas que querem diminuir os efeitos colaterais que resultam na queda dos fios. 

“Ela funciona causando uma vasoconstrição, que nada mais é uma redução do calibre dos vasos do couro cabeludo”, explica o oncologista clínico Elge Werneck. Com isso, o fluxo sanguíneo diminui e o efeito da quimioterapia naquela região é menor. “Consequentemente, os riscos de queda de cabelo por ação direta dos folículos pilosos é menor”, completa.

Para tudo isso acontecer, é preciso que a touca sopre ar a -20ºC, o que pode não ser tão confortável para o paciente, podendo gerar dores de cabeça. “Essa touca precisa ser iniciada uma hora antes de iniciar a quimioterapia e ser retirada uma hora depois”, explica o oncologista. 

O resultado é garantido?

“A taxa de sucesso varia de acordo com o paciente e com a droga que está sendo infundida”, aponta Werneck. Segundo ele, cabelos mais finos tendem a resistir menos, mesmo com o auxílio do equipamento, enquanto cabelos mais grossos têm uma resistência mais alta.

Todo mundo pode usar?

Infelizmente, nem todo mundo pode usar essa touca. Pacientes que estejam tratando tumores hematológicos, como leucemia, linfomas e mioelomas não podem usar a touca, justamente por afetar vasos sanguíneos e a distribuição da quimioterapia pelo corpo. 

Além disso, o aluguel desses aparelhos deve ser feito pelo próprio paciente, já que não é oferecido pelo Sistema Único de Saúde, nem pago pelos convênios médicos. O valor para o uso, segundo o especialista, pode variar entre R$ 300 a R$ 1 mil por sessão.





Fonte: Terra